quarta-feira, julho 26, 2006

Perolas do SoHo #1

Ontem estávamos Gil e eu no Ibotirama, aquele boteco simpático na esquina da Augusta com a Fernando Albuquerque, nosso segundo lar, bebericando a cerveja nossa de cada dia e ouvindo a conversa alheia, quando ouço a seguinte frase na mesa ao lado:

"Meu, até leite em excesso faz mal".

William Blake já dizia que "o caminho do excesso leva ao palácio da sabedoria", mas em dias como os nossos, isso pode até ser questionável. Que excesso é esse? E Blake continua: "Prudência é uma rica, feia e velha donzela cortejada pela Impotência. Aquele que deseja e não age engendra a peste." Na verdade, penso que ele tem sua parcela de razão, principalmente quando sob o nome de "prudência" age o medo. E o medo é o inimigo do progresso. E progresso nada mais é do que descoberta.

Quem constrói uma ponte não sabe o que vai encontrar do outro lado. Mas nem por isso deixa de construí-la, dizia Kerouac. Portanto, para ir além é preciso de um pouco de imprudência e ousadia, qualidades/defeitos que poucos têm hoje em dia. Se o excesso faz mal, só o faz quando deixa de ser produtivo, quando a experiência torna-se repetitiva e só traz prazer em detrimento da descoberta.

4 comentários:

Edu disse...

Apoiado 100%.

Acho que vale a pena correr riscos.

Saudades de vc amigo.

Michel Simões disse...

Fala Guri, que bom q voltou com o blog!

Sempre vale correr riscos, mas sou dos que acham que tudo em excesso não é muito bom! Mas vc falou em prudência, o problema é quando chamamos de prudência o que na verdade é covardia. Abraços!

Leandro disse...

Amado amigo, arrasou nas palavras hein!!?? AMEI. Ousadia é tudo nessa vida. Lembro-me de um poema de uma francesa chamada Lou Andreas-Salomé, cujo início do texto é: "Ouse, ouse... ouse tudo!! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém...". LINDO!

Anônimo disse...

Segue:

"Ousar é perder o equilíbrio por um instante, mas não ousar é perder-se em si mesmo!"
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Soren Kierkgaard _ _ _