quinta-feira, setembro 25, 2008

O que aconteceu com os sonhos?

Eu sei, eu sei, esse blog anda às traças. Mas não significa que nada tem acontecido. Pelo contrário, os acontecimentos andam mais rápidos que a minha capacidade em descrevê-los.

Acabei de voltar do show do Club8 no SESC Vila Mariana. Vai ser o mais próximo que vou chegar da Invasão Sueca já que não comprei ingresso antecipado para ver Peter, Bjorn and John junto com Shout Out Louds no StudioSP. Não que minha determinação não tenha me levado até a porta do clube, mas o cambista não aceitou meu cheque e os caixas eletrônicos estavam todos fechados. E, mesmo tendo subido a Augusta pedindo para todos os botecos descontarem a grana no meu redeshop, tive que vir para casa e me contentar em só ter visto 1/3 do projeto em São Paulo. Não que não tenha sido bom. O show foi curto, uma hora somente. Mas fofo, muito fofo. Quero um amor estilo pop rock sueco à la Club8- aquele amor sussurrado, melodia simples, aquele quadro de uma tarde de sol, você encostado em uma árvore, lendo um livro enquanto alguém cochila na sua perna. Pessoas simples, que sabem o que querem. Impossível? Talvez. Melhor acreditar que não, pelo menos a esperança me faz feliz.

Mas voltando ao título infeliz deste post, o que aconteceu com os sonhos? Essa é a pergunta que eu mais tenho feito nos últimos dias. This has been a hell of a year! Oh yeah! Muitos problemas, muita decepção e ao mesmo tempo muita esperança de que a gente não estrague ainda mais as coisas.

Sempre tive medo dos 30 anos. Sim, sim. Parece uma maldição. E para algumas pessoas, a maldição pega. Se não tiver força de vontade e amor próprio, essa é a fase onde você se acostuma a tudo. Nos últimos dez anos, ouvi meus amigos (e eu, inclusive) proferindo toda a sorte de "se" e "ses", e sonhos infindáveis foram contados. Alguns tiveram a coragem de cruzar a linha de passe, para outros os sonhos aconteceram naturalmente. Outros, por sua vez, só se contentaram.

[EDITED]

Se contentaram com relacionamentos mornos, com namorados e namoradas que ao invés de agregar, diminuem. Se contentaram em ser menos do que o potencial delas lhes permitia. Todos parecem contentes em fazer parte da média - pois, na verdade, as expectativas baixaram e a esperança, esvaneceu. Não é o que você sempre sonhou, mas... tudo bem.

E então, será que a vida é só isso? E a pergunta continua aqui, o que aconteceu com os sonhos? O que aconteceu com os meus sonhos? O que aconteceu com os seus sonhos? E fica aqui os meus parabéns aos que foram atrás e fizeram acontecer - e que certamente continuarão a fazê-lo.

9 comentários:

Beto Costard disse...

Sonhos são para serem vividos de olhos, bem, abertos... Sweet dreams! Tomorrow is another day, another chance you have! Wake up! Stand up! Good morning, my friend!

ass.: The Dreamer

André Lima disse...

O problema é achar que sempre vai ter outro dia! É o lado negativo da esperança!

Beto Costard disse...

A escolha é nossa! Podemos escolher viver com alegria, em plenitude... ou não...
Mas que a escolha é nossa, é nossa!

Em momento algum, disse que é fácil... Escolhas são sempre encruzilhadas!

Michel Simões disse...

Depois de um tempo a gente descobre que os sonhos não passam de idealização de um futuro perfeito (que não existe), qdo se transformam na realidade não passam de mais uma "média" mesmice.

André Lima disse...

pois é, eu prefiro acreditar que não.

Mikie disse...

Eu estou confusa sobre os sonhos….

Sonhar sempre me fez bem, me enchia de coragem para enfretar mais um dia de luta.
O problema é quando você sonha demais.
O que acontece quando ao invés de beijar sapo e ganhar o principe, você beija o principe e ganha o sapo?

Ontem a terapeuta disse: Suas expectativas são altas demais. Baixe o nível das mesmas, ou nunca será feliz.
Então é isso? Eu devo me contentar com algo meia boca, por que sonhar com algo tremendamente maravilhoso não vai me levar a lugar nenhum?

E por que algumas pessoas tem tudo? E por que eu não posso querer o mesmo?
Por que minha amiga foi pedida em casamento num lindo jantar romantico, com carta de amor e anel, enquanto a outra praticamente obrigou o namorado a ir na loja com ela comprar o anel? Por que um amigo chorou ao ver sua noiva entrar na igreja, emocionado e feliz de estar casando com a mulher mais linda do mundo, enquanto o outro amigo foi vestido de branco enquanto os padrinhos de petro simbolizando seu enforcamento?

Sonhar é bom, a questão é o que vamos fazer quando a realidade bater a porta?
Eu não sei, estou perdida demais para entender o que eu realmente quero pra mim….o sonho? Ou a realidade?

Anônimo disse...

O importante do sonho não é alcancá-lo, mas ter algo que nos leve além de onde estamos e nos faça vivenciar outras coisas, ser alguém diferente de quem somos hoje. E o grande barato dele não é o dia em que chegamos ao objetivo, mas o quanto aproveitamos e aprendemos com caminho tomado. Se o sonho é alcançado ou não, não importa, mas sim se o caminho nos faz feliz. E se em algum ponto desse caminho de repente percebemos que é ali que queremos ficar, ainda que provisoriamente, aí temos algo muito melhor que a realização de um sonho: um momento de autêntica felicidade. Sem ansisedades, sem busca de mais e mais, sem expectativas irreais, sem vazio no peito. E não há nada de errado em desistir do nosso objetivo idealizado, às vezes até mesmo encontramos algo muito mais verdadeiro a nos preencher. Há momentos de sonhar e há momentos de curtir o que se tem. O problema é nunca experimentar um ou outro. A vida é tudo aquilo que fazemos dela e pode ser tão grande quanto a nossa percepção disso. my two cents...

André Lima disse...

your two cents worth a lot!

Edu disse...

Concordo com a Mikie, acho que vc não deve "baixar seus padrões" porque todo mundo faz ou porque é o mais próximo que vc consegue chegar. Ninguém disse que é um caminho fácil, mas que graça tem se não vivemos a coisa intensamente, em busca do mais difícil, pode ser mais fácil de errar, mas tb será mais fácil de aprender, afinal, só aprendemos a dar valor através da dificuldades. A sabedoria vem das nossas buscas, e só buscamos, sonhando.
Em parte tb concordo com o Michel qdo diz que "...os sonhos não passam de idealização de um futuro perfeito...", mas o que seria de nós se não buscássemos algo perfeito, nunca evoluiríamos, nunca sairíamos do lugar, passaríamos a vida inteira infelizes por não tentar mudar e aí acho que é melhor ser infeliz tentando mudanças do que permanecer parado e nunca tentar.

Luv Sweety