quarta-feira, abril 25, 2007

Sês, serás e porquês

Dizem que a vida muda a cada sete anos. Aos 7 anos você está entrando na primeira série, aos 14 está entrando no colegial, aos 21, provavelmente, estará deixando a faculdade e começando sua vida profissional. E aos 28? Qual seria a nova fase? Estar casado, ter filhos, ir morar em outro lugar?

Vinha me fazendo essa pergunta desde o começo do ano. E agora? Bom, a verdade é que agora você começa a ver a vida sob uma ótica completamente diferente. Começa a fazer conexões com outros valores, tua dimensão de tempo e espaço são modificadas, tudo isso para ir te transformando em uma pessoa mais plena. Acho que esse é o objetivo de todos nós na vida. As fichas vão caindo, caindo, umas horas, elas desabam, uma verdadeira chuva de moedas, e você pensa: "putz, como demorei para sacar isso!".

Sim, posso colocar a mochila nas costas e sair pelo mundo, mas não preciso fugir mais de nada. Agora, aos 28, já posso encarar os problemas. Sim, posso encontrar aquela pessoa por quem esperei a vida inteira e, agora aos 28, estar pronto para me relacionar como se merece, com amor e respeito, sem medo. Sim, posso mudar de cidade, estado ou país, mas, agora, posso pensar realmente no que quero, sem me deixar levar por nenhuma febre de momento. Sim, sim, sim, agora, aos 28, sim, pode-se ser - ao contrário do que pensam os amigos - consciente de si mesmo. Consciente da imperfeição, dos defeitos, dos valores, do potencial e do que precisa ser feito.

Algumas coisas deixam de ter graça, outras despertam mais interesse. Só isso. Os momentos de negação se tornam nítidos e você deixa de se enganar. E ainda bem que esse ciclo de 7 anos está na alma, você pode vivê-lo antes dos 28, 27, 26...

Mas um aviso aos tripulantes: não significa que o busão desgovernado ainda não esteja por aí, na ativa, em busca de novas experiências. Ele só está sintonizando uma nova estação de rádio, ou ouvindo a voz de Deus, sei lá.

Um comentário:

Michel Simões disse...

Sabe o que muda aos 28? Vc já viveu algumas coisas p/ saber exatamente do que gosta e do que não gosta, e assim pode tentar repetir tudo que gosta o máximo de vezes possível.

Vc tb começa a perceber que todos ao seu redor já estão encaminhando suas vidas (isso não quer dizer q estejam nos melhores caminhos), e q essa hora é fundamental p/ determinar o seu (mesmo q possa ser mudado a qquer instante...

E muda pq vc descobre que já tem 28 anos e isso não muda nada, vc é o que é, e não importa a idade. A idade está no corpo, mas principalmente está na cabeça.

E tenho dito...