sexta-feira, dezembro 22, 2006

Quebrando paradigmas

Por Geraldo Luiz dos Santos Lima Filho
Extraído do site www.mixbrasil.com.br

O modo pelo qual a nossa noção moderna de tempo (chronos) funciona é extremamente tentador. Por um lado, permite uma fuga - muitas vezes inadequada e causadora de ansiedades - do tempo do universo (kyros). Por outro lado, permite organização, nova tomada de fôlego e a possibilidade de fazermos um balanço do ano que passou, além de uma série de promessas para o período seguinte (ou seja, as resoluções de Ano Novo).

Gostaria de propor aqui algo diferente. Este ano, por que não fazer o balanço, mas, depois, algo mais inusitado? Que tal fazer resoluções “de ano velho”?

Não seria interessante pensar em tudo o que você já desejou para os anos novos e jamais cumpriu e, desta vez, dar uma boa olhada? Sem culpa, sem pressão, sem ressentimentos. Por exemplo, analisar o que de fato fez falta e quanta falta fez e para que serviria hoje.

Que tal ver se esta resolução antiga agora amadureceu no útero da vida e, neste momento, pode ser concretizada? De repente, ao invés de inventar uma resolução nova em folha, mas irrealizável, para 2007, não seria mais legal reciclar algo que foi utópico há alguns anos, mas agora é prático e viável? Algo que está preparado para nascer após a gestação?

E que tal pensar naquilo que você gostaria de fazer e sabe que, com um esforço razoavelmente humano, é possível atingir?

Em 2005, era ideal parar de fumar. Em 2007, pode ser fato.

Lembro que objetivos ambiciosos demais podem também ser desalentadores. Muitas vezes, eles não trazem incentivos porque não se tem aquele prazer gostoso do sabor de estar realizando algo. E, justamente assim, são deixados para traz e esquecidos.

É preciso ir aos poucos.

Por exemplo, imagine que você vive em um castelo muito bagunçado. No dia 31 de dezembro, você se promete organizar tudo. Chega o dia 1º de janeiro e... é tanto trabalho que você até quer começar, mas acaba deixando para depois porque nem sabe por onde iniciar. E jamais o faz...

No entanto, se você fizer o plano de limpar uma gaveta por dia, é mais provável que atingirá o seu objetivo. Estará mais organizado e sentirá o prazer diário de estar realizando alguma coisa. Ficará sempre motivado.

Por outro lado, por que não, simplesmente, decidir ser melhor do que se é hoje no ano que se inicia? Menos apegado? Menos intolerante? Mais amigo? Mais responsável? Um verdadeiro construtor de um mundo melhor?

2 comentários:

Edu disse...

Um Feliz Natal para vc Meu Amigo!!!

Te Gosto Demais!

Um Bjo no Coração

Alê Marucci disse...

Com certo atraso, porque afinal de contas eu estou sempre atrasada, feliz Ano Novo, Andy!
Beijo.