segunda-feira, outubro 23, 2006

Mostra - Dia 1 - Sexta-feira

A Mostra Audiovisual de São Paulo começou na sexta-feira passada, ainda no meio da correria dos cinéfilos tentando montar suas programações, etc e tal. Marquei com o Michel e lá fomos nós para o início de nossa saga luminosa dos incontáveis frames que teremos pela frente nestes 15 dias.

Flandres de Bruno Dumont (França)
Flandres é uma região histórica da Europa que incluía uma área, variável, que hoje é ocupada pelas províncias belgas da Flandres Oriental e Flandres Ocidental, o Departamentos franceses do Norte e Pas-de-Calais e parte da província neerlandesa da Zelândia. Não existe, porém, uma área geográfica precisa que se tenha mantido inalterável ao longo dos séculos com o nome de Flandres. Nesta mesma região, passa-se a estória de André, um fazendeiro cuja vida passa lentamente sem significado algum, a não ser pela presença de Barbe, sua amiga de infância. Vidas sem rumo, marasmo em uma região próxima ao nada, onde só o que existe é a lama deixada pela neve que não pára de cair. A alternativa para André é se alistar no exército e partir para a guerra, que no filme não tem tempo nem espaço, pode ser qualquer uma pois será sempre a guerra pessoal do personagem. E tudo o que lá acontece é mais ainda sem significado, violência brutal para um coração já rude. Ele retorna, Barbe o espera. Um amor, impossibilidade de comunicação, personagens incapazes de se expressar buscando a remissão e a redenção. Um bom filme, um pouco lento, mas um bom filme, principalmente pela construção das personagens.

12:08 A Leste de Bucareste de Corneliu Porumboiu (Romênia)
O filme é tosco mas é meu amigo. Tem de tudo - boom entrando no quadro, câmera torta, tremedeira. Enfim, mas não é que o filme é bacaninha e te faz dar um monte de risada graças a atuação impagável dos atores. O roteiro trata da revolução que, supostamente, destronou o ditador Nicolau Ceaucescu em 1989. Dezesseis anos depois, um jornalista que possui um dos piores programas de televisão que eu já vi, resolve celebrar o aniversário da revolução fazendo um levantamento dos fatos com o intuito de esclarecer se realmente houve revolução ou se o tal ditador simplesmente abdicou. O que se passa depois é uma sequência satírica sobre o tal episódio.

Nenhum comentário: