segunda-feira, outubro 23, 2006

Operação "Os incomodados que mudem o mundo"








Estava devendo este post sobre o Dia das Crianças, quando a Melissa lançou a campanha "Os incomodados que mudem o mundo" e começamos a montar a operação que se resumiria a visitar alguns orfanatos e distribuir brinquedos. Tudo começou muito antes, claro. Conseguimos doações de alguns brinquedos com pequenos defeitos da Mattel e da Estrela e também arrecadamos cerca de R$ 400 para comprarmos o restante na 25. E lá fomos nós, na quarta-feira que antecedia ao feriado, para a "war zone" com a missão de encontrarmos brinquedos para todas as crianças. E achamos. Para todas as 200 crianças - é impressionante, mas tinham umas bonecas-cópias da Barbie a R$ 2. E quinta-feira, por volta das 11h, nos dirigimos ao Castelinho - uma creche que fica ao lado do castelinho da São João, embaixo do elevado. Cerca de 80 crianças nos aguardavam para começar a festinha, e foi uma festa mesmo. Bolinhas de sabão, nariz de palhaço, pintura no rosto - "tio, eu quero um golfinho!", distribuição dos brinquedos e preparação do lanche, para depois conversarmos com a Maria, coordenadora da creche e do núcleo de mães, sobre a situação da instituição e das crianças que dela participam, e a constatação foi demais de triste - algo que não precisa muito para percebermos, só mesmo a vontade. Saímos de lá ainda meio atordoados com a situação miserável daquelas pessoas e fomos para outro orfanato no Morumbi - uma instituição bem organizada e com uma infra-estrutura bacana. As crianças eram todas órfãs, ora abandonadas pelos pais ora retiradas dos mesmos por abuso ou maus-tratos. Tinha até o caso de um bebê que foi achado na rua, dentro de uma sacola, há apenas duas semanas antes da nossa visita. Brincamos bastante, corre-corre, ajuda a montar os brinquedos, colo daqui, colo de lá, a vontade grande de adotar um guri que era minha cara. Pois bem, depois, ainda sobrou tempo para visitar outro orfanato perto do Taboão da Serra, com cerca de 30 crianças. Estes não tinham recebido nenhuma visita e não iam ter dia das crianças - e por pouco não íamos visitá-los, não fosse a insistência da Melissa. E foi bom, no final, todos felizes.
E como disse a Melissa, isso não vai mudar a situação deles, mas pelo menos vai fazê-los pensar em outra coisa e sorrir, nem que seja por um dia. E ainda descobri que posso ser marioneteiro!
Agradecimentos mil a equipe: Mel, Adriana, Matheus, Fafá, Stelinha e Murilo; e a todas as pessoas que ajudaram com grana e esforço: Li, Renata, Gil, Made, Rodrigo, Renatinha, e os outros que talvez tenha esquecido de mencionar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi André! Nossa, vcs arrasaram com este dia das crianças! O ano que vem, se eu estiver por aí,pode contar comigo! Beijinhos e se cuida! Camila Lima (ou Querzoli, pra vc saber quem é mesmo!)

Anônimo disse...

Poxαα , αrrαsαrαm meesmo !
Andre, o meu nome é Lαurα , e eu pαssei αqui por αcαso , por que estou procurαndo umα formα de αjudαr , de fαzer do mundo um lugαr melhor.
Eu pαrticipo tαmbem de um Projeto , chαmαdo 'Sorriso Solidαrio' α gente fαz mαis ou menos α mesmα coisα..mαs eu tαvα procurαndo um αlgo mαis sαbe ??Algo que me fizesse sentir melhor, que eu pudesse αjudαr meesmo !
Se voce pudeer..me fαlα um poukinho de voces depoiis tα ?
E se souber de αlgumα coisαα..

Brigαdααo ! =) meu emαil é : laurinha_giovana@hotmail.com

beeeeijo !;*

Unknown disse...

OI ANDRE ,ADOREI VCS MOSTRARAM QUE PODE MUDAR O DIA DAQUELAS CRIANÇAS, EU VENHO SENTINDO NO MEU PEITO UMA NECESSIDADE ASSIM EM PODER ADOTAR E TB AJUDAR CRINÇAS ,NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR ME AJUDE .

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!